Receba nossas Postagens por E-mail

MOMENTO PIPOCA!!! DOCUMENTÁRIO - CODED BIAS

Dica de filme, na verdade documentário, na Netflix: CODED BIAS do diretor Shalim Kantayya.

Com o avanço da tecnologia e a expansão da inteligência artificial (IA) imprescindível que os cidadãos acompanhem suas aplicações, conhecendo as implicações possíveis em sua esfera de direitos civis.

O documentário aborda a pesquisa feita pela “Liga da Justiça do Algoritmo” do uso pela policia do Reino Unido do reconhecimento facial e os erros encontrados na tecnologia: não reconhece a face de uma pessoa negra sem que seja colocado uma mascara branca, por exemplo.



Trechos do documentário:

✅A IA baseia-se em dados, e dados são reflexos da história.

✅ O que significa estamos inseridos numa sociedade em que a IA governa cada vez mais nossas liberdades?

✅ Todos têm vieses inconscientes e as pessoas incorporam seus vieses na tecnologia.

A estrutura matemática do algoritmo não é racista ou machista, mas os dados incorporam o passado e não apenas o passado recente, mas o passado obscuro

✅ Há 9 empresas construindo o futuro da tecnologia ( você sabe quais são?! - Flavia Valeria pergunta)

✅China está usando o sistema de score social- se vc tiver um bom score tem acesso a vários serviços, caso contrário poderá ser impedido de acessar trens por exemplo.

A diferença dos EUA, é que nesse  não há transparência e a China diz claramente o que faz.

✅tecnologia não deve propagar preconceitos


A Liga conseguiu que a tecnologia de reconhecimento fácil fosse suspensa, posto que falha.

Pergunto: até quando ainda estaremos a salvo de usar  nossos rostos, inclusive para quantificar risco criminal e demais dados de analise social?!

A vigilância pelos cidadãos e organizações civis precisa ser permanente, além de forçar a implementação de instâncias sociais para discussão e intervenção nas tecnologias adotadas pelo governo deve ser uma constante daqui para frente.

Vc está preparada/preparado para esse novo contexto que exige maiores conhecimentos pelos cidadãos para o efetivo controle social a ser exercido sobre essas tecnologias?!

Por Flávia Valéria



Comentários