CIDADANIA DIGITAL



Você sabe o que é CIDADANIA DIGITAL e por que é tão importante o debate a respeito?

Nesse tempo de avanço tecnológico digital, a exclusão social poderá ser profundamente incrementada se não forem implementados, agora, mecanismos que garantam o acesso do maior número de pessoas na sociedade aos meios digitais e às instâncias de debate sobre os impactos sociais das tecnologias e da inteligência artificial (IA). Vamos listar os itens iniciais para uma inclusão digital:


 


Você sabe quantos brasileiras e brasileiros tem acesso à rede mundial de computadores e a equipamentos eletrônicos que permitam esse acesso?




A atual pandemia deixou isso bem claro seja no acesso ao sistema educacional da rede pública, seja ao próprio auxílio emergencial garantido pela Lei n 13.982/2020, cujos problemas verificados para efetivação do auxílio revelou a massa de brasileiras e brasileiros excluídos do mundo digital e do sistema bancário, dificultando o exercício da cidadania.





É preciso aprofundar o debate sobre cidadania digital como política pública, abordando esse tema pelo governo (executivo) e os outros dois poderes da república (legislativo e judiciário), instituições, imprensa, empresas privadas, sociedade e cidadãos: todos.








Defender a inclusão digital para todos na sociedade é mecanismo de justiça social.








Abrace essa causa!!


Por FLÁVIA VALÉRIA



Comentários