Receba nossas Postagens por E-mail

FAÇA BONITO: PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!


 A INFÂNCIA PASSA, AS MARCAS NÃO!



O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. 

A escolha do dia justifica-se porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

E, hoje, por ocasião dos 20 anos de criação deste Plano, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil vêm reforçar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90).



É importante que enquanto rede possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, permaneceram nesse isolamento, com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. 

Necessário atentar ainda que, nesse período atual, muitas crianças e adolescentes estão sem atividades rotineiras, o que fará com que a presença delas na internet se intensifique, e quando sem supervisão, poderá refletir no aumento do abuso e da exploração sexual pela internet.

Faça sua parte, se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, DENUNCIE.

As denúncias podem ser feitas através de qualquer dessas instituições: 

•Conselho Tutelar da sua cidade;
•Disque 100;
•Na escola: professores, coordenadores e diretores;
•Delegacias especializadas ou comuns;
•Polícia Militar, Federal ou Rodoviária; 
•Disque 190;

Proteger a infância é proteger o futuro. 

Nós do @construindo_cidadania apoiamos essa causa!

Para mais informações acesse o site da campanha: https://www.facabonito.org.br/


Comentários