18 DE MAIO - COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

maio 18, 2019 0



O dia 18 de maio é dedicado a reflexão sobre estratégias para erradicação do abuso e exploração sexual infantil.

Emblema do “Caso Araceles”, criança de apenas 8 anos de idade, que no dia 18 de maio de 1973, foi raptada, torturada, estuprada e morta na cidade de Vitória, Espírito Santo, por um grupo de jovens da classe média alta da época. Crime que ficou impune.

Na semana do dia 18 de maio, os municípios de todo o Brasil, e também o Ministério Público, articulando a rede de proteção da infância e juventude realizam atividades alusivas ao tema, para alertar, as crianças, jovens, cuidadores, pais, professores, médicos, enfermeiros, enfim toda a sociedade, para que cada vez menos sejam violados os direitos humanos de crianças e adolescentes, que devem permanecer a salvo de todo abuso e exploração sexual.

Estratégias, como o #facabonito e o #disque100, são fundamentais para fomentar o debate e estratégias ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças.

O olhar atento e estratégico de professores, na sala de aula; das equipes de saúde municipais; e, dos próprios familiares podem identificar os possíveis sinais de abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

Por isso, esses segmentos devem ser capacitados rotineiramente para a identificação e cuidados desses sinais, e adoção das providências, comunicando o fato ao conselho tutelar da região e ao Ministério Público, ou mesmo, as ouvidorias.

E você? Também está fazendo bonito?

0 Comentarios "18 DE MAIO - COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL"